6/5/2011
A forte mobilização nas unidades, com cerca de 80% dos trabalhadores a favor da deflagração da greve, já traz avanços concretos: o pagamento do bônus às unidades que haviam “zerado” (veja no box abaixo) e a divulgação de ofício da Superintendência a respeito da progressão prevista para a Carreira. Obviamente, tudo com o intuito de “acalmar” a comunidade.
O Ceeteps divulgou, através do Ofício Circular 11/2011, que deverá promover a implantação do sistema de Evolução Funcional (Promoção e Progressão), através da contratação de uma empresa (terceirizada!!!). Ora, o processo de terceirização no Centro tem se revelado uma farsa total (empresas fantasmas, não pagamento de salários aos terceirizados, exploração vergonhosa dos trabalhadores etc etc). Se a empresa terceirizada que o Centro está contratando para viabilizar a progressão fizer o mesmo, quem vai arcar com o prejuízo? O Sinteps é totalmente contrário à terceirização, assunto que faz parte da nossa Pauta de Reivindicações (veja no site), e defende que tudo o que se relacione à progressão seja desenvolvido pelo próprio Centro! Certamente, temos pessoal competente para isso.
É evidente que o governo tenta repetir a manobra de 2008, quando divulgou a nova carreira exatamente na véspera da greve que estava marcada. O resultado, a maioria se lembra: a greve não aconteceu, a Carreira era um fiasco total, nossos salários ficaram “congelados” até hoje.
A Superintendência "esqueceu" de informar, no referido ofício, um detalhe importante: apesar de todos os que estavam no Ceeteps em 2008, quando da implantação da Carreira, já terem cumprido o interstício de três anos (portanto, estão aptos à evolução funcional), NEM TODOS EVOLUIRÃO. Como a própria superintendente, professora Laura Laganá, afirmou ao Sindicato, os critérios ainda não estão certos, mas já está definido que haverá um corte, ou seja, a evolução não será automática para todos os que tiverem direito. A evolução virá somente para ALGUNS QUE ATENDAM AOS CRITÉRIOS. Outro detalhe: três anos depois da implantação da carreira, os tais critérios ainda são desconhecidos. Segundo o ofício, a evolução será retroativa a 1º de junho.
Vejam como a dinâmica da greve, mesmo antes do seu início, já movimenta as engrenagens do governo. Vamos aumentar a mobilização e FAZER UM GRANDE ATO PÚBLICO NO DIA 13 DE MAIO, no Ceeteps, em São Paulo, para deflagrar a greve! Todos juntos e unidos até a vitória!
O bônus As unidades que zeraram no bônus 2011 mobilizaram-se e cobraram explicações da Superintendência. Nada mais natural, pois, certamente, todos os trabalhadores do Ceeteps dão o melhor de si diariamente e não merecem o tratamento desrespeitoso que recebem do governo. O governo, na figura da Superintendência do Ceeteps, republicou os índices das ETECs e FATECs que haviam zerado no bônus, garantindo para os trabalhadores daquelas unidades o justo pagamento do Bônus Resultado de 2010 (27 ETECs e oito FATECs). |
Nenhum comentário:
Postar um comentário