quarta-feira, 1 de junho de 2011

Moção: Repúdio à ação antissindical do governo Alckmin. Apoio à luta dos trabalhadores do Ceeteps


                O Fórum das Seis, que congrega as entidades sindicais e estudantis das três universidades estaduais paulistas e do Centro Paula Souza (Ceeteps), vem a público manifestar seu apoio aos servidores e professores das Escolas Técnicas (ETECs) e Faculdades de Tecnologia (FATECs), em greve desde o dia 13 de maio de 2011.
                As razões que levam estes trabalhadores à greve são dramáticas. O Ceeteps é vinculado à Unesp desde a criação da Universidade, em 1976. Por conta desta vinculação, os trabalhadores têm direito, legalmente, aos mesmos reajustes concedidos na Unesp, USP e Unicamp. A lei foi cumprida rigorosamente até 1995, quando assumiu o governador Mário Covas. A partir daí, os reajustes do Cruesp deixaram de ser repassados ao Centro, numa flagrante afronta à legislação, e a consequência é um arrocho salarial insuportável: o piso dos funcionários é inferior ao salário mínimo paulista, a hora-aula é de R$ 10,00 nas ETECs e de R$ 18,00 nas FATECs.
              Diante da reação da categoria, que não encontrou outra alternativa para se fazer ouvir, a não ser a greve, o governo Alckmin opta por trilhar o caminho da truculência política. Em vez de abrir, democraticamente, o diálogo com a entidade sindical devidamente registrada, legalizada e representativa da categoria dos trabalhadores do Centro Paula Souza, tenta substituí-la por um grupo de diretores de unidades. Ou seja, passa a negociar consigo mesmo, numa medida antissindical e antidemocrática.
                 Naturalmente, não é por esta via que serão superados os problemas que levaram à greve.
                Diante deste quadro, o Fórum das Seis insta o Executivo estadual a negociar efetivamente com o Sinteps as reivindicações da categoria, há muito submetida a precárias e abusivas condições de trabalho e salário, devido a políticas adotadas para a educação por sucessivos governos paulistas.


São Paulo, 30 de maio de 2011

Fórum das Seis Entidades

2 comentários: